Introdução à Revista

Psicologia, Saúde & Doenças, é um periódico regular, que edita três números anuais, com artigos originais sobre a Psicologia que se pratica no Campo da Saúde. É o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e, como tal, o que nele se publica espelha o âmbito do que a SPPS considera ser Psicologia da Saúde.
É uma publicação vocacionada para a divulgação científica da investigação e prática sobre relações entre Comportamento (em sentido lato), por um lado, e a Saúde e as Doenças. É um periódico interdisciplinar por natureza. Sendo uma revista ou jornal científico da área da “psicologia”, nalgumas plataformas está sediada em “ciências da saúde”.
É uma publicação em que a maioria dos artigos são submetidos a revisão por especialistas, embora a decisão de publicação seja da inteira responsabilidade da Coordenação Editorial, de acordo com as recomendações das organizações internacionais para os editores de revistas científicas deste tipo. Segundo estas, o editor tem responsabilidades diferentes da entidade proprietária da revista – a SPPS – e garante a independência editorial.
A revista publicará os artigos numa das seguintes línguas: Português, Espanhol, Inglês e Francês. Publica somente artigos originais salvo se houver razões editoriais que justifiquem a re-publicação de artigos. Publica os três números por ano em formato digital. 
É um jornal científico de acesso livre segundo o espírito da Budapest Open Access Initiative que, uma vez aceite, fica imediatamente disponível para quem estiver interessado em aceder aos artigos. 
Antes de serem publicados os artigos ficam acessíveis na página da SPPS e do jornal, no sistema de acesso prévio (on line first). Tal significa que o artigo já foi revisto e aceite, reduzindo assim o tempo de espera entre a submissão e a sua disponibilidade para todos os interessados. Enquanto estiver “on line first” o artigo pode ser objeto de sugestão de alteração por parte de qualquer leitor, se a crítica ou proposta sobre ele for apreciada como adequada. Uma vez publicado num dos números da revista será removido desta secção.
Assume-se que aqueles que se apresentam como autores do artigo submetido para publicação satisfazem as condições para o serem; que os dados que são enviados expressam o que de facto foi feito, e que respeitaram os padrões éticos internacionalmente definidos e aceites. A autoria é da responsabilidade do grupo ou individuo que submete o artigo e deve respeitar as normas estabelecidas para autoria nas normas internacionais.
As opiniões e afirmações publicadas são da responsabilidade dos autores, e não expressam necessariamente as perspetivas da SPPS e da revista.

SÃO OBJETIVOS DA REVISTA PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS
Divulgar informação científica importante para a área da psicologia da saúde
Garantir a publicação de informação científica de elevada qualidade
Garantir a divulgação de informação científica plural
Promover o debate sobre temas científicos importantes na área
Estabelecer contacto com todos os interessados na área da psicologia da saúde 
Manter padrões éticos elevados 

Coordenação Editorial, Corpo Editorial, Consultor Estatístico, Editores Associados, Secretariado Técnico.

A estrutura editorial inclui: Coordenação Editorial, Corpo Editorial, Consultor Estatístico, Editores Associados, Secretariado Técnico.

Indexação: Scielo e SciELO Citation Index da Clarivate Analytics em 2016; Cross-reference; Directory of Open Access Journals (DOAJ); Latindex; Redalyc; Free Medical Journals

Propriedade
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (S.P.P.S.)
Av. Fontes Pereira de Melo, 35, 11º B 
1050-118 Lisboa, Portugal •
Tel.: 21 354 24 09 • E-mail: spps@clix.pt • www.sp-ps.com
ISSN 1645-0086
Depósito Legal: 156692/00
http://www.sp-ps.com